quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Comunicado: Conselho Nacional

CONSELHO NACIONAL DA ACÇÃO CATOLICA RURAL (ACR)

Lisboa – Fundação João XXIII – Casa do Oeste, 9 a 10/10/2010

“CRESCER E RECRIAR O FUTURO NA ESPERANÇA”


Reunidos em Conselho Nacional, os representantes de 15 Dioceses do Continente e Ilhas em que a ACR está implantada (Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu), à luz das linhas de força da VI Assembleia Nacional de Delegados, reafirmadas pelo Conselho Nacional, projectaram o futuro triénio e definiram as prioridades e o plano de acção para 2010/2011, manifestando a sua determinação em prosseguir a Missão Eclesial e Social do Movimento.

Um momento forte deste Conselho consistiu na avaliação da VI Assembleia de Delegados, a qual constituiu um novo impulso e um sinal de esperança no sentido da renovação e revitalização do Movimento. A ACR continua viva e actuante no seio das realidades temporais. Os desafios sociais e eclesiais e a sua especificidade como Movimento laical, relevam a importância da ACR como Movimento de apostolado de meio.

Outro momento importante consistiu na definição das linhas de força para o programa de 2010-2011 propondo-se, as dioceses:

- Apostar na expansão (crescimento e renovação) através da criação de novos grupos e na renovação do tecido humano dos grupos existentes;

- Ultrapassar a fronteira visível da Igreja para interagir, em projectos concretos, com os agentes da sociedade civil;

- Prosseguir e intensificar o investimento feito na formação e capacitação dos militantes, simpatizantes e animadores especializados;
- Retomar com todo o vigor a prática da Revisão de Vida como método, o estudo da DSI como iluminação e a espiritualidade secular como caminho de realização pessoal.

-Recriar as equipas e os grupos, refazendo o seu tecido humano e capacitando os seus dirigentes e militantes.

O Movimento continuará a investir e aprofundar a forma de trabalho cooperante das Dioceses de Proximidade, com vista ao fortalecimento das equipas e dos grupos.

Foi reconhecida a necessidade de o Movimento continuar a dar o seu contributo no desenvolvimento das temáticas ligadas à Família, Pobreza/Solidariedade, Agricultura, Equilíbrio familiar, Trabalho, Aquisição de competências sociais e cívicas, Doutrina Social da Igreja e Cidadania Eclesial.

O Conselho encerrou com a Eucaristia e a posse da nova Direcção Nacional para o triénio de 2010/2013.

- A ACR reafirma o seu propósito de CRESCER E RECRIAR O FUTURO NA ESPERANÇA!


A Direcção Nacional

Sem comentários: